quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Confissões de adolescente

Sempre imaginei quem seriam os autores dessas músicas românticas de sucesso que são cuspidas dos rádios e entram na nossa cabeça sem que a gente possa escolher se quer ou não decorar a letra da música. E acabamos decorando.

Pensava que esses autores eram homens de negócios, que escreviam essas letras pra ganhar dinheiro, com rimas pobres, chavões, palavras simples e sonoras, mais alguns gritos e pronto: você tem uma música de sucesso.

Pra minha surpresa conheci a autora de uma música de sucesso da Vanessa Camargo. Nada do que eu esperava. Era uma menina, uns 16 anos, infantil, cheia de ilusões platônicas, pôsteres de atores e filmes de comédia romântica na parede do quarto.

Talvez um caso isolado, mas real. Palavras pobres saídas da cabeça de uma adolescente-padrão, dessas que se apaixonam ‘profundamente’ por quem nem conhecem e dizem que amam o namorado depois de duas semanas de namoro. Elas acabam colecionando alianças de compromisso, dessas relações que duram 3 meses e resultam em musiquinhas pequenas, que fazem sucesso na boca de outras meninas-padrão que não param pra pensar no que estão ouvindo.

4 comentários:

Silas Chosen disse...

Sonhar errado ensina do jeito "difícil"...

Mas ainda é um sonho válido, não acha? Antes sonhar errado do que não sonhar. Antes achar que aquele agrupamento de estrelas é uma figura imaginária que só a sua cabeça vê do que só pontinhos brancos.

Isso dá música. E em algum momento a ilusão acaba, a pessoa colhe os cacos e evolui. E aí parte para escrever o próximo sucesso.

Mari Lacanna disse...

E acabamos decorando... é fato!
Por isso que eu não gosto da época em que nasci, pq pelo menos antigamente, essas adolescentes-padrão (que sempre existiram) se apaixonavam profundamente pelos Beatles!

Unknown disse...

São as velhas burras de 9 anos. Agem precocemente.
Existem várias por ai.. elas nem sabem o que querem pra vida, mas mesmo assim, considero completamente normal.

Ainda sonho com o dia em que teremos música brasileira com qualidade cultural saindo pelo ladrão, mas enquanto o nosso país caminha para a evolução, temos que filtrar o que é bom, mesmo que as vezes seja difícil.

titaklautau disse...

jo jo
que linda voce é!