quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Sair de casa

Sempre tive vontade de sair de casa. Morar só. Com sete anos lembro de olhar os adultos e pensar: nossa, eles podem entrar num carro e irem a onde quiserem, sempre tem dinheiro na carteira, são grandes e podem sair de noite. Ainda tem o tal de “assunto de adulto” que sempre me exclui, e deve ser bem legal.

Imaginava que ser adulto era o passaporte pra morar sozinha. Que bacana ter minha casa, do jeito que eu quero, poder andar pelada sempre que quisesse (como se as pessoas que moram sozinhas fizessem muito isso!). Mas pouco depois de entrar na adolescência achei que tinha chegado o momento. Briguei com minha mãe. Não lembro o motivo, mas quando você tem 12 anos não tem uma briga muito séria com sua mãe. E decidi sair de casa. Mas antes ameacei:

- Olha que eu saio de casa!
Ela sempre tinha a reação que nenhum filho adolescente gosta, a indiferença:
- Então vai.
- Ótimo.

Peguei uma mochila, coloquei um casaco, um pacote de biscoito, um travesseirinho e mais qualquer bobagem. Saí sem pensar. Bati a porta (claro) e desci do prédio.
Quando cheguei lá em baixo pensei: e agora? Pra onde vou, o que faço? De onde vou tirar dinheiro? Nem sei cozinhar, lavar roupa, escolher detergente. Nossa! Ser adulto é muito difícil.

Por orgulho, fiquei umas três horas lá em baixo, comendo o biscoito e vestindo o casaco na ventania do fim de tarde. Quis minha cama. Quis o macarrão da minha mãe. Então chega. Cansei de brincar. É melhor não ser adulta. Pelo menos por enquanto.

7 comentários:

Anônimo disse...

Uma vez eu fugi de casa e me instalei no vizinho do lado. Tinha uns 8 anos. Por três horas fiquei imaginando tooooda a falta que estaria fazendo à minha mãe, ela chorando, me procurando, e tal. Aí eu mesmo acabei chorando e fui procurar minha mãe em casa que, óbvio, sabia onde eu tava e nem se lastimou.

Texto bem fiel aos planos fugas frustrados da infância (ou pré-adolescência, ou adolescência...). Bem legal!

Anônimo disse...

Quando eu morar sozinho, certeza que eu vou andar pelado o dia inteiro.

Unknown disse...

que lindinhaaaa Joyce!
Deu pra imaginar vc comendo o biscoitoe se remoendo de raivinha! rs

Beijoss
Saudades

Ps:
Vamos no museu da lingua!!!

Joyce Arruda disse...

Panda,
Gosta de revelar intimidades hein?

Flaviots disse...

Tenho certeza que ainda vou chegar na prateleira das livrarias um dia e encontrar seu nome naquelas ilhas de mais vendidos.

BjoS

Joyce Arruda disse...

Flaviots,
você sempre tão simpático e educado!
(e espero que também seja vidente)

Anônimo disse...

Minha Danaaaaa ! Muito bom ... cara ... essas cenas sao ótimas... mais também lembro da mamãe dizendo que antes de eu nascer vc jah fazia isso ! soh q ia p/ casa da sua avó no andar de baixo , e quando elan tava ai sim vc ia ver o porteiro ! huhuaHUA
lindaaaa minha dana ! e não vire adulta ! nao vá embora ! vamos ficar na casa da mamãe até os 35 !