domingo, 14 de setembro de 2008

A criatividade da comunicação ‘amadora’

Uma das melhores coisas para se ver numa cidade são os nomes de lojas e seus respectivos logos. Dos melhores aos mais toscos (principalmente esses).

Nas minhas viagens já vi coisas memoráveis, até anotava num caderno pra não esquecer de contar a história depois. Perdi o caderno, mas alguma coisa ficou na memória. Em Fortaleza me deparei, em uma única avenida, com pérolas de criatividade como a Funerária Opção e Madeireira Casa dos tijolos. A poucos dias vi o nome de um posto de gasolina no mínimo curioso: Posto Algo mais. A primeira coisa que pensei foi que o algo mais era a gasolina adulterada.


Essa semana enquanto brigava com sono pra conseguir atravessar a rua, e seguir pra mais um dia de trabalho, li a placa: Lava rápido: ducha com neve e cera. Neve? Nossa, eu nunca vi neve e nem sabia que tinha do lado da minha casa!

O mais singelo nome que já vi foi de um boteco (é mais uma birosca, como falamos em Belém) no fim da favela Heliópolis, num pedaço de madeira usado como placa, escrito com um giz azul: Cantinho da cirrose. Que meigo! É uma paixão tão grande pela birita, que até reserva um cantinho especial pra cirrose! Impagável. O nome de “bar” mais engraçado que já vi na vida.

Nada como esbarrar com a criatividade e humor (pra não dizer falta de noção) dos comerciantes. Às vezes erram, às vezes acertam. O que não deixam de fazer é alegrar os dias de quem enxerga esses ‘detalhes’ preciosos em meio ao caos das cidades.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu também adoro as placas que encontro por aqui. Quando vejo, fotografo porque acho que não acreditarão quando eu contar. Como a Casa da Esfiha que encontrei na Zona Oeste, mas que tinha na fachada e no logo uma pizza. Mas mesmo os "com agência" aprontam destas como o Cynar, que traz numa destas placas que ficam protegendo as portas de supermercado a seguinte inscrição: Cynar On The Rocks com gelo.

Surfista da Amazônia disse...

fachadas são ótimas mesmo e realmente tem algumas que nos tira um sorriso e outras até gargalhadas!!! hahahaha

oww, não te passei o meu endereço pq comentei aqui né! :D

beijooo
vamos ver "O ensaio..." essa semana?
e depois quero uns conselhos também! rss
beijosss
saudades

Mari Lacanna disse...

É fato, eu não abasteceria num posto chamado "Algo a mais"!!

Anônimo disse...

Cantinho da cirrose é sensacional, não vi.. mas faltou falar da Mecanica Vin Disel, eu levaria meu carro com certeza!

Anônimo disse...

Aqui em belém tem uma loja de calcinhas cujo slogan é Alea Jacta Est(a sorte está lançada, em latim).
O slogan de uma ótica daqui (não me lembro o nome da mesma) é: "Óticas X: seu problema é a vista, nos vendemos a prazo!"

Grilo disse...

Em São Caetano há uma funerária chamada "Sepulvida", até que famosinha. Nome bem bolado, se comparado com os que você mencionou.

Só um detalhe: descobri depois que Sepulvida não foi pensado. É o sobrenome da família que abriu a funerária.