terça-feira, 16 de setembro de 2008

O Pequeno Príncipe perdido no (Miss) universo

Nutri desde cedo um preconceito com o Pequeno príncipe. Ele me parecia um lorinho bobo, fora da minha realidade, metrosexual demais (numa época em que isso nem existia). Mas principalmente não gostava dele porque era o livro mais citado entre os concursos de Miss.

Também tinha (e confesso que tenho ainda) preconceito com esses concursos. Pelo simples fato de serem superficiais, não terem a mínima relevância pra vida de ninguém, a não ser pra vida das mocinhas que dele participam (se bem que até disso eu chego a duvidar). Mas entendo que concursos fazem parte dessa mania dos homens de escolher sempre os melhores, mais fortes, mais bonitos, os mais inteligentes, fazer rankings e listas de tudo.

E por tudo isso nunca li o livro. Na verdade até o ano passado, quando trabalhei numa livraria e resolvi que era hora de encarar o livro preferido das Misses. E que surpresa: Grande livro. Imenso. De significado, de beleza, de ensinamento.

Por que ele é tão citado por ‘moças ocas’ então? Elas entenderam esse livro tão cheio de metáforas e entrelinhas? Conseguiram tirar dele todo o seu real conteúdo? Subestimei as moças-sempre-sorridentes só por se colocarem numa avaliação puramente estética, ou elas é que gostam dele só por ser lorinho, bobinho perdidinho no universo?

Não tenho a resposta. Não espero ter. Com essa história só aprendi que nem todas essas garotas lindas são ‘farinha do mesmo saco’, nem todos os livros devem ser julgados pela capa e que todo o príncipe deve ser meio estranho mesmo (!).

3 comentários:

Surfista da Amazônia disse...

Concurso de Miss é um mercado como outro qualquer, onde tem os ocos e os cheios!! :)
E posso falar: Move uma puta grana esse mercado! rs

beijo.
ps: preciso ler o livro do loirinho.

Anônimo disse...

Eu me lembro, que quando criança meu pai ficava inventando histórias sobre as miss. Dizia que todas elas quando perguntadas sobre o livro favorito diziam ser O Pequeno Príncipe (o que é verdade), mas complementava que quando perguntavam quem era o autor, as mais metidas a inteligentes acabavam por dizer que era o Maquiavel.

Mari Lacanna disse...

O Pequeno Príncipe é meu livro preferido, apesar de eu estar longe de ser uma Miss! Hahahaha. Mas é como o Dalton disse, elas dizem essas coisas para se meterem a inteligentes, vender uma imagem que não condiz em nada com um concurso fútil como esse. Quando eu vejo o Miss Universo, eu me lembro daquelas exposições de frutas, cachorros, cavalos... meio triste, sei lá...